Skip to main content
EXPOSIÇÕES

Exposição Coletiva Arte no confinamento

Na parede o RESPIRO, um descanso, um repouso, uma folga das notícias nem sempre bem vindas do dia a dia. Nas cores, na criatividade do artista, um respiradouro onde se deixa brotar a arte, esta que é um alimento e um tônico para a vida. A arte nos dá alento para os dias difíceis… Alento tanto para o artista que necessita produzir, quanto para o expectador que aprecia e coleciona o trabalho do artista, afinal um depende do outro em uma relação quase  simbiótica, na qual todos saem ganhando.

Após sete meses fechados, devido a pandemia do COVID-19, a galeria Poente reabre suas portas ao público com a exposição coletiva Arte no confinamento. Um recorte do trabalho de 4 artistas, trazendo obras produzidas no período que estiveram confinados.

Durante a exposição o público poderá conferir pinturas acrílicas sobre tela, pinturas acrílicas sobre cartão, colagens, dos artistas Cidinha Ferigoli, JNA, Soraia Dias e Wagner Vidal. A mostra permanecerá na Galeria Poente até o dia 17 de outubro de 2020.

CIDINHA FERIGOLI.

Formada em Ciências Sociais, participou da III Trienal de Tapeçaria – Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Projeto Arte na Rua II – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Realizou exposições individuais e coletivas, na Galeria do Sol, Galeria Volpi – Fundação Cultural de São José dos Campos, Galeria Toki e Galeria Akki em São Paulo, e em Portugal na Galeria Colorida de Lisboa. Premiada nós salões de arte da Embraer nos anos de 1982, 1983, 1985 e 1986 e em 1987 participou como artista convidada, e também no I Salão Nacional de Arte Contemporânea de São José dos Campos e no 40°Salão Paraense – Secretaria Cultural do Paraná – Curitiba. Atualmente desenvolve trabalho de pintura, desenho sobre papel e digital e na técnica da gravura. Atualmente reside em São José dos Campos onde tem ateliê e participa da reserva técnica e projeto realizado pela Galeria Poente em São José dos Campos.

JANAÍNA VIEIRA (JNA)

É Colagista, fotógrafa e pesquisadora Urbana. Introduziu a colagem analógica em suas experimentações em 2016, sendo totalmente autodidata, sempre pesquisando novas ferramentas para aprimorar seu trabalho. Acredita provocar questionamentos e críticas sociais, além de auxiliar no desenvolvimento de percepções e expressões artísticas através de suas colagens.

SORAIA DIAS

Nascida em Taubaté-SP, atualmente vive e trabalha em São Paulo. Artista visual, desenvolve trabalhos em desenho e pintura. Formada em Arquitetura. Fez cursos e formações com as artistas Andrea Tavares, Regina Johas, Rubens Pontes, Regina Carmona. Atualmente participa de grupo Meios e Processos FAMA 2020; grupo de estudos em Arte Contemporânea com Cristina Suzuki na Casa do Olhar em Santo André; acompanhamento em grupo na Casa Contemporânea em São Paulo e faz curso de pintura com Paulo Pasta no Instituto Tomie Ohtake-SP. Soraia trouxe para criação de seu trabalho no período da quarentena, a inquietação do ambiente interno e os questionamentos causados por um período de questionamentos.

Wagner Vidal

É artista plástico e jornalista mineiro, de Raul Soares, radicado em São Paulo. Por cerca de 20 anos atua com telejornalismo e paralelamente com artes visuais. Em sua infância, o artista sempre estava com papel e lápis fazendo seus rabiscos. Lembra que seu avô também sempre o incentivava, fazendo desenhos com seus netos. Nunca se deu bem com números, mas sempre se destacar nas aulas de arte.  Em seus trabalhos, o artista traz questões, medos e anseios que permeiam o universo LGBTQI+, tais como homofobia, solidão, desejo, afeto.